10 de maio de 2009

O carro...

Um pormenor que tenho andado a evitar pensar, é o carrinho de passeio. Adquirir o carrinho é algo de grande importância e onde pesam vários factores, entre eles, o preço, a usabilidade, o tamanho e pêso. Sempre que vou a uma loja de crianças espreito os ditos, e num piso liso como os das lojas, todos me parecem bastante leves e manobráveis, acredito que num contexto urbano a coisa assuma contornos diferentes, que podem ir do  fiável ao assustador, claro que a geografia local e estado de conservação dos arruamentos é determinante.

Olhando para o meu (básico) estilo de vida tive em consideração os seguintes aspectos:

- cidade plana com razoáveis passeios e acessos a peões (Aveiro);
- casa pequena (parto do princípio que o carro NUNCA será usado em casa);
- só iremos comprar a baby coque e cadeira;
- eu sou fracalhota de constituição :)
- não vou aderir à moda dos mega mono-volumes automóveis;
- andamos sempre de mala aviada;

Portanto preciso de um carrinho pequeno, leve e que resista muito ao monta-desmonta.

Não tendo feito uma pesquisa exaustiva daquilo que existe no mercado seleccionei os seguintes modelos que coloco a seguir.

**************** **********************

Este é o carrinho que provavelmente comprávamos, se tivessemos que decidir agora a correr. Este modelo, de acordo com o site da marca é aquele que se adequa a quem tem um modo de vida como o nosso. O carro é mesmo pequeno e leve, podendo ser guardado num armário e que ocupa menos espaço na bagageira. O facto do chassis só pesar 6kg anima-me, porém será que o modelo é resistente? Será que existe a possibilidade de se virar com uma deslocação mais atabalhoada, ou criança irriquieta? Isso pode ser um forte "contra". Se isto se verificar, o modelo Loola da mesma marca será uma alternativa igualmente boa, pois sei de alguns testemunhos que asseguram fiabilidade.

****


Este modelo da Chicco cabe na bagageira de um Smart, isso é fixe, o carrinho é mesmo compacto. Já soube de um inconveniente que me deixa aborrecida... ao montar a coque no chassis é necessário reclinar a alça para uma posição horizontal (ao contrário do que acontece com o da bebeconfort). O que me foi relatado é que esse processo é meio estranho e que por isso não torna o modelo muito funcional. Fora isso parece-me bem.

****


Qualquer objecto desta marca me encanta, desde o carrinho, passando pelo berço e finalizando na cadeira (que iremos adquirir de certeza). O carrinho vem equipado com acessórios muito apelativos, no entanto não existe baby coque, a qual deve ser comprada recorrendo a outra marca e utilizando uma peça extra. Tem a grande vantagem do posicionamento da cadeirinha vs. utilizador, é alta e numa situação de esplanada o contacto visual entre a criança e os pais é privilegiado. Quanto a mim o grande factor contra é o preço.

É preciso ver, mexer e fazer contas, é o que se conclui.

9 comentários:

MarianaS disse...

Olá!
Na altura de comprar o nosso carrinho, tive exactamente em conta as mesmas necessidades do que tu.
Acabámos por escolher o carrinho da Britax, modelo Verve (penso eu), que, apesar de ser um pouco difícil de encontrar no mercado (cá em Portugal está quase tudo dominado pela Bebeconfort e Chicco), compensa pelo preço - pouco mais de € 200 - e pela leveza e portabilidade. É isso: leve e pouco espaçoso! Quanto ao coque (tb conhecido como ovo), o correspondente para esta marca é a Römer (é equivalente à Britax, mas para os automóveis), porque é normalmente a marca que tem melhores indicadores de segurança - e, em viagem, essa foi sempre a nossa prioridade.
Ah, tb gosto mto da Stokke, é verdadeiramente original e funcional, mas n tenho nada...
Boas escolhas!

Anónimo disse...

Antes de mais, PARABENS!
Cai no teu blog através do blog de uma amiga etc etc... so uma pequena achega para te confortar: O carrinho da Stokke nao é NADA pràtico, pelo menos para quem mora numa grande cidade (Paris) e mora em apartamento.
Em casa é um grande monstro ali estacionado com os seus 13(!!) kgs. Para dobrar nao é nada simples e é sempre em duas peças. Cuidado com os elevadores mais estreitos e claro, nem penses em pô-lo dentro de um armàrio... quando o coloco no porta bagagens (VW Tiguan) nao posso comprar mais nada! O conceito é certo interessante mas na vida real... acabas sempre por comprar um Maclaren Quest... Enfim esta é a minha experiência, talvez contigo seja diferente. Boa sorte na escolha!

**SOFIA** disse...

obrigada a ambas pelos vossos comentários, foram super úteis!!!

Tica disse...

Pensa bem nesse assunto porque depois vou precisar de o pedir emprestado, conto contigo! :-)

**SOFIA** disse...

tica conta-me tudo :DDDD


mas olha que os meus irmaos também estão em lista de espera... :)

Heidi disse...

se algum dia engravidar, este blog vai ser uma bíblia para mim!!! :D

**SOFIA** disse...

:DD

rrau isto é que foi cá um elogio ;)
oh heidi tamos cá!

estou a ver que brevemente serei tia do bebé de Tica e do bebé de Heidi, mais candidatas?!!
ah sim, a tia Inês
:D

eu disse...

Eu vou apostar no da Bebeconfort ;)
Bjkas

Heidi disse...

"bebé de Heidi" ?

:D LOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLOL

essas 3 palavras juntas são muito riso mesmo!