2 de julho de 2009

Aula de Parto - II

Hoje foi a minha segunda aula, a primeira do alinhamento do curso (comecei pelo fim...). Falámos sobre o pré-parto e tudo o que a grávida deve e não deve fazer. Foi fixe e já aprendi umas cenas práticas tal como "não depilar a barriga com cera", isto para mim era uma incógnita, mas a lógica é a da pele sensível ,e se for preciso fazer uma cesariana numa pele já irritada a coisa fica ainda mais iRRRRitada, portanto mais vale não arriscar uma depilação demasiado em cima do acontecimento!
O facto é que a enfermeira Filomena é muito à frente, fala muito, fala certeira e alertou-nos para a crueza com que podemos ser tratadas tanto por ela como por outra pessoa da equipa, pois isto de parir não tem nada de poético e fofinho, mas que não há nada mais normal do que esse acontecimento. Temos que confiar, respirar e puxar "como leoas para fazer nascer o vevé" :D

Falei-lhe nas minhas dores da "ciática horribilis" e disse-me que eu tenho que fazer pouco esforço físico pois o colo do útero está a "amadurecer"! De acordo com a aula de hoje, significa que a coisa tá-se a compor e que depois das costas seguir-se-ão outros sinais de parto, tais como pontadas no baixo ventre, corrimentos e contracções :S

Terça-feira há mais.

2 comentários:

oitooitenta disse...

curto estas aulas! :D

e a enfermeira Filomena também!!! principalmente pelo "vévé" LOL

Unknown disse...

Essa enfermeira Filomena parece ser muito boa. A enf. que dava o curso no Centro de Saúde aqui tb se chama Filomena não não é tão à frente. Apesar de nos parecer um pouco frio falarem assim do parto é mesmo assim mas nada de dramatizar.

Vai em frente!
Bjs