24 de julho de 2009

Aula de Parto - V e VI


Esta semana terminei o curso de preparação para o parto. A penúltima aula foi bastante boa pois houve muita interacção entre a enfermeira e as "alunas". Devo aqui dizer que esta aula foi dada por outra enfermeira, também a exercer no hospital de Aveiro, a enfermeira Mila. O estilo da enfermeira Mila é muito diferente do da enfermeira Mena (Filomena), a Mila é muito calma e essa calma proporcionou que as grávidas fizessem algumas perguntas práticas/básicas do género "Ter um bebé pequeno torna-o mais frágil nas fases de descida do parto?" (essa foi minha...e a resposta é "não"); "afinal quando é que assumimos o tipo de respiração X durante a dilatação/expulsão?"; "e o microlax?"; "e quando é que vamos para as urgências?". Todas perguntas básicas mas que de facto foi importante perguntar e conversar sobre isso. O estilo da enfermeira Mena (a promotora do curso) é diferente, nós também interagimos claro, mas o forte dela é falar, gesticular e incutir-nos muita confiança e habituar-nos à linguagem que vamos ouvir. O curso é bastante repetitivo, embora haja uma temática em cada aula, mas essa repetição agora já me faz mais sentido. Foi-me dito que se eu quiser posso frequentar as aulas até ter o meu bebé e isso é porreiro, é um motivo bom para eu sair e me sentir activa. Quando chegar a altura a enf. Mena irá orientar a equipa do hospital para a minha chegada, e irá dizer-me qual a equipa que provavelmente me irá calhar. Creio que este é também um ponto forte do curso, o facto da nossa enfermeira trabalhar no hospital há já largos anos e poder fazer uma excelente ponte entre as suas alunas e a sua equipa de trabalho.
Grávidas de Aveiro não recomendo outro curso senão o da enfermeira Filomena.

Av. Lourenço Peixinho
Ed. Oita - 5º Andar
Enfermeira Filomena
3as e 5as - 19h-20h

2 comentários:

Anónimo disse...

Bom dia, tem o contacto telefónico da Enf. Filomena?

Obrigada

sof* disse...

Não sei se ela ainda dá estas aulas mas na altura o número era ‭965 429 876‬. Os cursos passaram a ser na Cliria (Hospital da Luz)