19 de julho de 2009

Nascer e Crescer Ecológico


No seguimento do post anterior, e já que falamos de ecologia, mostro-vos um livro que a Tica e o Tuga nos ofereceram recentemente. "Nascer e Crescer Ecológico", Civilização trata de uma abordagem de vários temas ligados à puericultura sempre com uma forte vertente ecológica. A sinopse não pode ser mais clara e diz assim: "De fraldas reutilizáveis a formas de limpeza ecológicas, roupa, alimentos e brinquedos, este livro apresenta conselhos práticos para cuidar dos bebés e do planeta de forma sustentável." Tal como os outros livros que tenho sobre o tema "bebé", este é mais um que vou consultado com regularidade. Confesso que não sou fundamentalista da ecologia, e que como qualquer pessoa cometo os meus pecados, mas tenho sempre a minha consciência ligada àquilo que deveria ou não ser feito. Posso dizer-vos que toda a mobília e pequenos objectos do quarto da Leonor já são em segunda-mão. Ainda não temos cama de grades e essa será comprada, pois já há milhões de anos que não há bebés na família para reaproveitarmos a dita cuja. O carro foi comprado tendo sempre em mente a sua durabilidade para depois ser passado adiante para os bebés, que certamente, aí virão :) E depois é o prazer de utilizar coisas que já foram minhas e dos meus irmãos e comprovar que os materiais de há 30 anos estão aí para qualquer desafio.
Este livro aborda precisamente estes factores, os da reutilização e reciclagem, mas foca também que é essencial REDUZIRMOS o consumo desnecessário de coisas. Na minha opinião vou tentar reduzir ao máximo o número de brinquedos nesta casa, primeiro porque uma criança pequena não precisa de muita coisa, segundo há sempre alguém que gosta de oferecer, terceiro as coisas banais do dia-a-dia são fantásticas e estimulam significativamente mais a imaginação dos pequenos.

Sem comentários: