13 de novembro de 2009

Risoto (aldrabado) de frango e funghi


Pela segunda vez na minha vida toda experimentei fazer Risoto :)
Desta vez correu bem melhor do que da outra, tão bem que se calhar até vale a pena partilhar com os meus amigos esta especialidade. O risoto é aldrabado porque foi feito sem caldo, tal como obrigam TOOOODAS as instruções, pode ser caldo feito com vegetais, carnes ou peixe, depende do ingrediente conceptual da coisa. Desta forma fiz o risoto quase como se fosse um arroz normal, com água e pouco mais ;)

Para dois numa frigideira larga anti-aderente...

Os ingredientes maravilhosos:
1 copo de água de risoto - o meu é marca Pingo Doce :DD
1 peito de frango guisado que sobrou do jantar da véspera
refogado: 1 tomate, 1 cebola, 3 dentes de alho (ganda maluca!), louro e azeite
1 embalagem de cogumelos sortidos secos
1 colher de manteiga no fim + parmesão ralado (eu não tinha...)
sal e pimenta a gosto

Faz-se assim:
Põem-se os cogumelos em água numa tigela durante 20 minutos.
Refogam-se os ingredientes e depois junta-se o risoto sem lavar!
Adicionam-se os cogumelos e o frango desfiado.
A água que sobra dos cogumelos é adicionada lentamente tendo o cuidado de evitar que caiam na frigideira as areias que se soltam dos cogumelos. À medida que se adiciona essa água deve-se ir mexendo sempre o arroz! Uma vez que eu não tinha o tal caldinho, também não ia juntar um cubo (não gosto) então dei o tudo por tudo e juntei água quente. Dois copos de água quente vertidos lentamente à medida que os líquidos iam evaporando.
Rectificam-se os temperos e quando o arroz estiver cozido adiciona-se uma boa colher de sopa de manteiga. É nesta altura que se deveria adicionar uma boa dose de queijo parmesão ralado, mas eu não tinha, temos pena...

Eu pensei que ia sobrar para o almoço de hoje, mas comemos foi tudo mesmo :DDD

1 comentário:

Marta b disse...

hmmmm olha que parece muuuito bem... (eu também ponho bastante alho na comida... não é só o bacalhau que gosta :D às vezes faço o refogado do arroz só com o dito cujo ;)
pena o queijinho em falta ;)
já ta na lista... da próxima vez que formos às compras trago os ingredientes :D