26 de março de 2011

Assertividade

"O que é a assertividade?
A assertividade é a capacidade de expressar (transmitir) ideias, crenças e emoções e defender direitos pessoais de uma forma apropriada, directa e honesta, que não viole os direitos das outras pessoas.

A assertividade não é uma característica que nasce com as pessoas, nem um traço de personalidade que algumas pessoas têm e outras não. É uma aptidão (capacidade) que pode e deve ser aprendida e treinada por toda a gente.

Aprender a ter comportamentos assertivos
As aprendizagens que uma pessoa faz ao longo da vida levam a que, em determinado momento, se possa ter, ou não, a capacidade de desenvolver comportamentos assertivos.

Da mesma forma que uma pessoa pode ter aprendido ao longo do tempo a comportar-se de forma passiva, agressiva ou manipulativa, pode também aprender e treinar um conjunto de competências e de técnicas que lhe permitam assumir uma postura mais assertiva.

A assertividade é uma escolha e o primeiro passo em direcção à mudança é conhecer os direitos pessoais ou assertivos de todas as pessoas."


texto integral copiado daqui - http://www.perfil.com.pt
Todos os dias a Leonor aprende a ser assertiva.

2 comentários:

CM disse...

Quando descobri estas fotos, achei que ias gostar. Tem a cara do teu blog. Passa no meu para ver do que estou a falar!!!
CM

LENA disse...

sera assertiva pois claro!