2 de setembro de 2011

Schultute


Schultute, assim se chama o cone do post anterior e que suscitou curiosidade. Passo a explicar...
Em determinada fase da minha vida, morei num país onde era costume, no primeiro dia de aulas, os pais oferecerem ao filho um grande cone de papel recheado com coisas boas, goluseimas, presentes pequeninos,  um mimo por iniciarem as aulas. Curiosamente nem eu nem os meus irmãos nunca tivemos um cone no primeiro dia de aulas, talvez por os meus pais não se terem apercebido dessa tradição, ou simplesmente por essa não ser a nossa tradição. Não tivemos, não fez mossa.
Nem todos os coleguinhas tinham cone, era uma escassa minoria, mas os que existiam ficavam num canto da sala ou mesmo fora dela, de modo que não se tornasse um factor de distração naquele que só por si já era um dia bastante turbulento.
O país era a Áustria e isto passou-se na década de oitenta.
Para quem quiser saber mais, faça o favor de clicar aqui.

8 comentários:

Unknown disse...

Não fazia ideia. A Leonor teve o seu?
Acho essa tradição gira, pois há miúdos para quem o início do ano lectivo não é lá muito doce.

Sarah disse...

heheheeh eu gosto desta tradição ;)
Sempre que as férias "grandes" estavam a terminar os cones eram feitos em família e no primeiro dia de aulas éramos presenteados com o nosso cone bem recheado:material escolar e guloseimas.
E da praxe: a foto em frente da porta de casa.
bjs*

sof* disse...

a leonor não teve o dela, aliás nem sequer me lembrei disto! acho que é algo que faz mais sentido nos países de origem e numa idade mais avançada que 2 anos :D

Anónimo disse...

Eu não conhecia e adorei!!! Obrigada por partilhares.

Preferia mil vezes a "importação" desta tradição ou outras do género, que a do halloween, por exemplo...

Anónimo disse...

que engraçado :)) leio o seu blog de vez em quando, e sou autriaca, vivo há algum tempo em portugal, e é muito engraçado lembrar-me disto agora! de vez em quando tb tive direito à minha schultuete, lembro-me apenas pq há fotografias que o documentam, mas sei que parecia muito satisfeita!:)
daniela

**SOFIA** disse...

vivi 3 anos na áustria e posso confirmar que é um país com tradições muito giras, pedagógicas mesmo, sobretudo na época de natal!

(nada como as tradições made in USA...)

Anónimo disse...

é verdade. nem sei o que responder :)
(daniela)

Anónimo disse...

na alemanha tb se fazia assim. agora q me lembras acho que foi instituir essa "tradição" lá em casa. a minha tem o 1º dia amanhã!!!