28 de novembro de 2012

o maior presépio do mundo!!


No domingo passado desafiaram-nos para vermos o maior presépio do mundo(!). Apesar de não ser o meu tema preferido, antes ver um presépio do que ficar em casa num domingo chuvoso. O dito presépio fica algures na zona industrial de S. Paio de Oleiros (A29 saída Esmoriz/P. Brandão) e está em contínua evolução na fábrica Cavalinho. Pelo que percebi o dono da fábrica tem gosto nesta obra e todos os anos lá acrescenta mais uns pormenores, devo dizer que pela primeira vez na minha vida pude apreciar um presépio com um gorila gigante e uma nave espacial, tudo a mexer e a piscar com direito a efeitos de nevoeiro! As partes que eu pude identificar como sendo de um presépio convencional estavam do meu agrado, gosto imenso de linhas de comboio, das figurinhas de artesãos, dos carneirinhos, cursos de água natural, casas e montanhas, tudo giro. A par destes pormenores coerentes e do gorila e da nave espacial, existiam uns quadros mais religiosos, que também não tinham qualquer relação com a natividade, eram eles "o milagre de fátima", a irmã Lúcia conversa com João Paulo II, o Fado de Amália, os antigos presidentes da república a jogar às cartas num tasco - tudo isto em tamanho natural que era para impressionar! Eu fiquei realmente impressionada, mas não propriamente pela positiva...

Relativamente ao passeio posso referir que é de evitar aparecer depois das 15:30 de domingo, porque se juntam ali uns autocarros de excursão, mais as barraquinhas das farturas e peúgas e aquilo transforma-se num verdadeiro desafio à tranquilidade. Se forem cedo (ou noutro dia qualquer), conseguem estacionar no parque asfaltado, ver todo o presépio (parte ao ar livre e coberta) sem gente a acotovelar-se e dá para explicar bem às crianças o que se passa. Os WCs estão instalados em contentores e estavam bastante limpos para a quantidade de gente que lá andava! Muito bem!

Com este passeio pudemos, mais uma vez, comprovar que a nossa mais velha não é de multidões em festa, tal como aqui, aqui e aqui, começou logo a dizer "o que é isto?!?!" e "quero ir para casa!" tudo com choro à mistura, não fosse a prima mais velha a animá-la a coisa tinha corrido mal...

nota: a visita não é paga mas são aceites donativos para manutenção e expansão da mesma

2 comentários:

Marta disse...

Talvez faça este programa. Não por mim, mas acho que elas são capazes de gostar.

Tica disse...

Vamos lá no dia 15, depois de irmos buscar o pai ao aeroporto, ainda visitamos de manhã... Obrigada, pela dica.