2 de novembro de 2012

o report das aftas


Há vários meses atrás, quando anunciaram os concertos dos Ornatos Violeta eu fiquei logo efusiva, emocionada, em êxtase vá, para comprar um par de bilhetes, um para mim outro para o meu homem. Porém, nessa altura, creio que ainda estava grávida, fiz contas de cabeça e pensei, hummm o rapaz ainda mama e tal e é outono e não sabemos se ele está saudável e tal e coiso. Não comprámos os bilhetes. Estes últimos dias tenho acompanhado o desenrolar das novidades relativas aos concertos e fico sempre cheia de pena de não termos ido, porém, a verdade e a realidade é que o rapaz ficou mesmo adoentado esta semana!! (só não me calha o euromilhões)

Tudo começou no preciso dia em que o pai foi trabalhar para fora e eu fiquei sozinha em casa, pela primeira vez com os dois uma noite inteira, pontaria é algo que nos assiste, e desde essa manhã que ele acordou choroso e chatinho. À tarde fomos buscar a mana à escola e nada fazia prever que após o jantar o pequeno já não se calasse, chorou, chorou, dava às pernas, seriam cólicas, claro! Nos dias anteriores eu havia comido uma torta de chocolate bombástica, não fiz cerimónias e o resultado estava à vista, o miúdo todo fanado, todo torcido e eu muito firme e muito recta, sem qualquer remédiozinho para as ditas cólicas. Tivemos uma noite animadíssima, a primeira vez que fiz (quase) uma direta por causa de um bebé, chorou seguido entre as 4 e as 6, coitadinho tantas cólicas.... nem a chupeta ele quer... coitadinho....
Ao mesmo tempo que chorava, rejeitava a mama, socorro, ainda tive que me levantar e dar à bomba em plena madrugada e felizmente ele lá bebeu um bocadinho de leite.
O dia seguinte, eu zombie, ele irado, correu como o anterior, tal como a noite, mas já foi mais suave, ele já não chorou tão intensamente e depois o pai já se revesou comigo durante a madrugada.
Ontem à tarde, depois de algumas tentativas de dar o biberão e de ele chorar à força toda reparei em duas bolinhas por baixo da língua - sacanas, eram aftas!!! Ficámos de olhos esbugalhados e tudo fez sentido - o choro de dores intensas, o rejeitar da mama, o rejeitar da chupeta, o rejeitar do biberão, a fome, o sono, e mais choro - ollhámos melhor e ainda descobrimos uma terceira afta na gengiva inferior. Pobre filhotinho tão pequeno, tão rijo, cheio de bicharada na boca :((
Há algumas teorias de como ele pode ter apanhado tal vírus, o primo teve e embora o contacto entre eles fosse mais do que mínimo, o vírus pode ter vindo pela Leonor, que apesar de não ter ficado doente, pode ter servido de hospedeiro ou transmissor (não sei esses detalhes técnicos), pode ter vindo da escola, eu própria há mais de uma semana tive uma afta na boca, não sei :(
Neste momento ele já está melhor, obrigada***, já não me rejeita embora às vezes ainda chore, mas estamos certos de que o pico da doença já foi ultrapassado. Agora já sei, se o meu rico menino, tão calmo, lhe der os nervos, a primeira coisa que lhe faço é olhar para a boca!!

É caso para dizer, são coisas...

5 comentários:

Marta disse...

Bebé sofre :(
Ainda bem que já está melhor.

MarianaS disse...

Oh pá, são estas cenas que depois nos fazem mães cheias de experiência...
Já me aconteceu com a M., tinha ela dois anos e pouco e acabado de entrar na escola. Chorava, mal disposta, sempre a querer beber água à noite, etc, etc, e nós, "claro, está a fazer fita pq não quer ir para a escola!". Só no dia seguinte me dei conta de um pouquinho de sangue seco a sair da orelha... a miúda estava com uma otite!!!

Raquel disse...

Oh tadinho!!! Tão pequenino e com aftas! :-( as melhoras rápidas!
Beijinhos

Su disse...

Ainda bem que o pior já passou... imagino essa angústia.

Na salinha do Salvador também andava esse maldito vírus, mas ele não chegou a fazer febre. As aftas acabaram por desaparecer, mas agora está com bronquite :( ontem veio do pediatra com essa confirmação.

É fruto da época diz o pediatra.

Beijinhos Sofia

Sofia disse...

Também tivemos cá disso na semana passada... Sofrem imenso, coitadinhos, e ainda demorou quase uma semana a passar. Bjos e as melhoras!