22 de outubro de 2015

dos limões da vida, o início

Desde que temos os nossos filhos na escola, entenda-se creche ou infantário e agora ensino básico, que sentimos que nos devemos envolver um pouco mais do que deixá-los e buscá-los. Refiro-me à nossa presença nas reuniões de grupo, festas escolares, passeios e por aí fora, fazemos sempre questão de estar e participar, mesmo quando nos dificulta as rotinas diárias. Com o aproximar da entrada dela na escola primária achei que deveria perceber melhor os mecanismos necessários para o funcionamento de uma escola, o que faz falta, com quem devemos falar e fazer parte da associação de pais foi para mim um passo normal a dar, quase um dever.

Não posso negar a minha indignação com o processo de matrículas do nosso agrupamento e até hoje me custa ter de terminar o meu dia de trabalho a meio da tarde, mas já consegui superar a minha irritação e aceitei a nossa nova rotina, tal como já disse anteriormente. Quando hoje falei em limões e limonadas era sobre esta minha nova realidade, tive de pegar em algo que inicialmente rejeitei, que neguei mas que tive mesmo de aceitar e tirar o melhor partido e por isso mesmo estou ativamente ligada à associação de pais da escola dela.

Tudo é ainda muito recente, ainda estou a conhecer as pessoas mas sinto que pela primeira vez na minha vida estou a fazer algo que realmente pode fazer a diferença. Essa diferença, numa primeira análise, é na minha vida e se tudo correr bem, na vida dos que rodeiam a minha filha na escola. Ouvir os outros pais, os seus problemas e as suas boas experiências motiva-me e ajuda-me a motivar outros pais. No nosso agrupamento parece-me que apesar de haver problemas estruturais ligados a quem "manda" (câmara municipal e sede do agrupamento) vejo que os pais são interessados, pro-activos e para meu espanto são em maior número do que eu estava à espera! Os pais estão tão envolvidos na vida da escola que prestam horas de voluntariado em situações específicas cujos resultados são tão bons que contagiaram outras escolas do agrupamento e isso é verdadeiramente espetacular. Até há quem possa dizer que não damos liberdade às crianças, que elas têm de estar mais entregues a si na escola, não discordo, mas por outro lado tenho a certeza de que a presença ativa dos pais na comunidade escolar tem muitos benefícios, porque é uma atividade com regras, com um propósito e com resultados positivos demonstrados.

Importa também dizer que eu tenho a possibilidade e flexibilidade de horários e vida pessoal para me dedicar a este assunto com mais tranquilidade. Tenho a certeza absoluta que se ainda vivesse na minha "outra vida" que tal oportunidade seria altamente condicionada e isto deve certamente acontecer com muitos outros pais.

Neste momento, estou a gostar e recomendo a presença ativa na vida escolar dos nossos filhos, acho que ganham todos os envolvidos.

Sem comentários: