13 de dezembro de 2015

Frases Mistério

Estamos no final do primeiro período e parece-me tempo de refletir sobre o como foram estes primeiros meses de escola primária, ou básica como agora se diz e que não há maneira de me habituar. Ela já fez as fichas de avaliação mas não sabemos no que resultaram. Pelo que às vezes vejo na hora dos TPCs tenho para mim que vai deixar tudo ou quase tudo por fazer. A minha filha vai receber uma medalha por ser a criança mais dispersa de Portugal. Eu que achava que se calhar ela ía cair na real passado um mês, a verdade é que continua super distraída e sem a noção de que isto agora é p'ra valer. Ao fazermos os trabalhos de casa, que continuam a ser ao fim-de-semana, vejo que ela sabe ler dentro das palavras que já aprendeu; também já soma e subtrai sobretudo utilizando as mãos e objectos pequenos, mas se eu não estou a ali de pedra e cal basta um segundo e a coisa já descarrilou.

Hoje estávamos a terminar o jantar, aliás até estávamos a comer castanhas assadas, quando de repente me levantei, fui buscar o caderno de rascunho dela e escrevi a seguinte frase:

"A Leonor é uma pateta."

Dei-lhe para ler e disse que era uma frase mistério. Ela pegou no caderno intrigada e começou a ler uma palavra depois da outra sem ajudas, quando chegou à última não achou que estava a ler bem e quando confirmou connosco fartou-se de rir e foi a primeira vez que ela achou que ler era mesmo uma coisa espetacular. Depois dessa frase seguiram-se várias outras "frases mistério" todas dentro desse género sobretudo ligadas a nós e ao que costumamos fazer, ela adorou e até escreveu umas coisas da sua autoria. Foi um momento muito giro em que a vimos tão empolgada na leitura e na escrita que nos deixou um pouco mais tranquilos.

Isto de ter filhos na escola e tudo o que o processo envolve não é nada fácil. Acho que por ser o primeiro filho a passar por isso ainda torna a coisa mais intensa, queremos fazer muito por eles, interceder, saber tudo ao pormenor e quando vemos que as coisas não correm como o (nosso) esperado a frustração pode ser grande e nisto falo por mim que já estava descrente em todo o processo. Ainda que os resultados das avaliações possam vir fracos, a verdade é que na prática a coisa está a compor-se, felizmente!!

(e como é por aí?)

5 comentários:

Susana Neves disse...

A Leonor cá de casa começou muito bem. Aprendeu os ditongos facilmente e começou a achar-se a maior. Entretanto, vieram os ditados e a coisa complicou. Tivemos uns dias algo conturbados, com a cachopa a dizer que era por nossa culpa que errava, que não a ajudava-mos .... entretanto, parece que está a acalmar novamente.

O que noto é que há diferenças enormes de uma semana para outra, ao nível de comportamento, evolução... É, de facto, um desafio dos grandes para os pais.

Com isto tudo, a pequena decidiu aprender a ler e passo os dias a soletrar as palavras que escolhe para escrever os seus gatafunhos.

Boa sorte aí para casa

Um filme :)

Cláudia disse...

Vai correr tudo bem! Verdade!!!! Fiquem tranquilos****

Simplesmente Ana disse...

Por cá somam-se altos e baixos. Acho que nunca ralhei tanto com a minha filha com neste primeiro período, porque o TPC ao serão exasperam-me. Porque vejo que pode despachar-se em quinze minutos que se transformam-se em hora e meia. Depois vem a culpa... Mas o esforço tem compensado e as notas comprovam-nos. Mas isso não é tudo. Mais brincadeira precisa-se.

sof* disse...

obrigada pelos vossos comentários, são umas queridas ;))

Catarina disse...

Gostei dessa estratégia para estimular :)! Temos que dar sempre a volta á questão... Aprender a brincar sabe sempre muito melhor ;)!
Essa fase mete respeito... E nós ás vezes também somos um bocadinho impacientes :). Quando chegar a minha vez vou ter que respirar fundo e contar até 10 muitas vezes... Mas tenho que me lembrar que eu também era uma cabeça no ar, sempre a dispersar à primeira oportunidade :)
Ainda só passou um período, é tudo novo para ela, dá-lhe tempo. Mas sempre de olho, claro ;)!
Bjs