5 de abril de 2016

Iniciativa "E se fosse eu? Fazer a mochila e partir"


Já vi esta iniciativa ser divulgada em alguns sítios e acho que é um excelente exercício que todos deveríamos fazer. 
Em nossa casa, embora não vejamos muitos noticiários, ocasionalmente vemos na presença dos miúdos algumas notícias sobre a crise dos refugiados e explicamos de forma sucinta e sem ser demasiado gráfica a situação vivida por adultos e crianças. Os miúdos retém as coisas à maneira deles, fazem perguntas mas nunca sabemos bem o quanto isto na verdade os afecta, ou se afecta de todo... Pergunto a uma criança de 6 anos o que mais lhe importa colocar numa mochila e diz-me que são os lápis, o caderno, uma tesoura, a Elsa, o cão grande (com o qual dorme sempre) e uma tenda onde coubéssemos todos - é este o kit essencial da minha filha.

E o nosso? Assim de repente se caísse aqui um míssil, que raio punha eu dentro da mochila???

Dinheiro, limpava o que podia do banco.
Dois polares
um kispo fino
(colocava as fotografias e documentos pessoais na dropbox... acho eu)
kit higiene e mini farmácia e canivete suíço
telemóvel (será que valia a pena?)
boletins de vacinas

vestia o máximo de roupa possível
sei lá!!

Mas nem quero imaginar o sofrimento que é arrastar duas crianças em pânico nem tão pouco imaginar não ter destino ou ser rejeitada num suposto destino. É mau demais :(

Fica o desafio e mais uma reflexão...


2 comentários:

Francisca disse...

tive conhecimento deste desafio ontem e também pensei no que levaria.... e não consegui.só me lembrei de levar uma corda ou algo parecido para segurar o meu filho contra mim... pode ser estúpido, mas ele é o mais importante. só o medo de o perder é demasiado duro.

carla disse...

Eu já fiz este exercício há uns anos, quando soube que encontraram em Munique uma bomba da segunda guerra mundial e as pessoas do perímetro de segurança fora evacuadas das suas casas (passado umas 24 horas foram deixadas regressar), então na altura pensei no assunto, e levaria comigo o disco externo onde tenho guardadas as minhas fotos, e naturalmente roupa adequada às condições atmosféricas do momento. Acho que seria só isso. Agora levaria também o passaporte ;-)