25 de abril de 2016

SOL SOL SOL

A Sunday on La Grande Jatte, 1884 Georges Seurat

Finalmente um dia magnífico, perfeito do início até ao fim, muito sol, pouco ou nenhum vento e uma cidade cheia de gente sedenta de vir para a rua aproveitar todos os momentos. De manhã fomos a um parque a pedido deles e até lá chegarmos passámos por imensa gente de roupa leve, muitos cães que se notava que riam! imensos sapos no lago tudo cá fora a aquecer. Chegamos ao parque infantil e foi um tal de tirar roupa que as crianças tinham de correr até cair.

Almoçamos em modo familiar com cravos e tudo à mesa. Após o almoço "simbora" para o parque novamente que não há tempo a perder. Eu confesso que mal vejo sol que deixo de pensar e arrasto todos comigo, fico possuída e odeio perder minutos dentro de casa (santos dos que me aturam). Os miúdos preferiam ter ido à Feira da Março, que era o último dia, que queriam dizer Adeus aos carrinhos de choque, mas fomos mesmo para o parque correr durante duas horitas. Eu por mais que conheça os meus filhos fico sempre impressionada com a capacidade que eles têm de correr tanto. Foi desde casa até ao parque, correram no parque o tempo todo e ainda regressaram a casa a correr!!

Ao contrário do que é costume, hoje reparei em algo diferente no parque. Pela primeira vez vi imensa gente de toalha/manta estendida nos relvados, junto ao canal simplesmente a curtir o sol. Parecia que estávamos em Londres, Paris, Berlin ou outra qualquer cidade super evoluída onde as pessoas efetivamente aproveitam os parques a 100%, que se deitam na relva, praticam meditação, comem gelados, leem livros sem peneiras, sem "medo" de estragar a relva ou coisa que o valha. Acho que se calhar os portugueses, por terem imensas praias, não são muito adeptos de aproveitar os parques do mesmo modo que o fazem na praia. Será só impressão minha? A verdade é que hoje havia imensa gente a fazer um usufruto perfeito de pelo menos dois parques da cidade e eu achei fantástico!

Foi um dia perfeito, muito sol, muita rua, muita conversa e até um pescoço queimado ;)

Sem comentários: