26 de setembro de 2016

Fomos à Serra

Este fim-de-semana fomos dar uma voltinha pela Serra da Estrela, fomos de mota com os meus cunhados. O plano era passar em alguns sítios específicos mas sem grandes horários, fomos ao sabor do vento e na maior parte da viagem, o "vento" levou-nos para sítios difentes porque simplesmente nos enganámos no caminho ou porque vários restaurantes estavam encerrados para férias. Não nos ralámos, queríamos andar sem horários e foi mesmo isso que aconteceu, almoçámos a meio da tarde, parámos aqui e ali para esticar as pernas, tirar umas fotografias, mas a maior parte do caminho foi mesmo para apreciar cada curva do percurso; foram mesmo muitas curvas.

Após dois ou três restaurantes fechados, conseguimos almoçar no Hotel da Serra da estrela. Embora o maior chamariz fosse o facto de ser um "Restaurante Medieval", a verdade é que era um buffet maravilhoso de comida rústica onde o staff estava vestido normalmente. Não havia funcionários mascarados de cavaleiros nem nada dessas coisas. Depois do almoço seguimos para a Torre onde estivemos a gelar um bocadinho e depois seguimos para a aldeia de Janeiro de Cima onde pernoitámos na Casa de Janeiro, que é de um casal amigo nosso e que recomendamos vivamente sobretudo se forem com crianças.


Janeiro de Cima é uma aldeia que faz parte das chamadas Aldeias de Xisto e têm essa designação porque as casas são essencialmente construídas com essa pedra muito abundante na região. É uma aldeia pequenina em que várias casas já foram reabilitadas bem como os arruamentos e muros. Desta vez fomos sem as crianças, mas já ficou certo que em breve regressaremos com os miúdos, muito provavelmente na época da neve! A Casa de Janeiro, à semelhança de várias casas da aldeia, foi reabilitada de um estado de (quase) ruína e após uma grande intervenção ficou muito gira no interior e perfeitamente recuperada à traça original no exterior, vale a pena insistir num processo destes que deve dar imensas dores de cabeça, mas o resultado, na nossa opinião, compensou largamente! No interior a casa tem muitos pormenores que juntam o tradicional ao moderno, uma combinação que eu adoro, já sabem.






Em Janeiro de Cima há muito que fazer, não pensem que é uma aldeia totalmente em silêncio! Fomos ao restaurante Fiado que é maravilhoso e depois fomos a rebolar até ao bar Passadiço, ambos estavam com bastante gente!


Durante a manhã do dia seguinte fomos até ao rio, pelo caminho fomos apreciando as casas e quando chegámos fomos surpreendidos por uma paisagem muito bonita, calma, bem cuidada e que é óptima para grupos mas que também convida à introspeção :) Fizemos uma pequena caminhada pelo monte e lá de cima deu para ver melhor o tamanho da aldeia e o açude do rio Zêzere que é óptimo para nadar, andar de barco e pescar. Ao longo de todo o percurso do rio há um caminho pedestre chamado Grande Rota do Zêzere o qual pode ser percorrido a pé, de bicicleta ou de barco, é também muito aliciante!

 Deixo-vos agora com algumas fotografias da aldeia e do rio, aposto que se lá forem, não se vão arrepender!
















2 comentários:

Manuela Margalha disse...

As fotografias estão lindas, mostram muito bem a minha aldeia! Obrigada pela partilha :)

**SOFIA** disse...

Obrigada Manuela ;) para a próxima já sabes, temos de combinar encontrar-nos! bjs