23 de dezembro de 2016

Antes de mergulharmos no Natal

Este primeiro período foi sempre a abrir num ritmo para lá de acelerado. Falo mais do ritmo dela do que do dele, mas enquanto o irmão acabou por abortar a piscina, ela conseguiu aguentar o desafio de levar as duas atividades extra-escolares por diante. Quando me lembro do ano passado, da nossa angústia perante as dificuldades de adaptação fico realmente espantada com aquilo que conseguimos fazer este ano, este período vá. Nós não pedimos, nem exigimos excelência, exigimos apenas que se dedique aos compromissos que assumimos (todos assumimos) e ela saiu-se tão bem em tudo. Boas notas na escola (com alguns deslizes evitáveis mas próprios da personalidade dela), boa evolução no violoncelo e à nova escola de ballet. Andámos o trimestre todo num virote de leva e traz, ela sempre cumprindo e nós não podíamos estar mais orgulhosos. Podemos dizer que a mana mais velha é um exemplo para o mano, que lhe mostra com prazer o que aprende na escola, que lhe lê, que toca melodias e dança o esquema de ballet com muita alegria para todos vermos.

Ele é um mimalho e um fiteiro de primeira. Na escola dizem que é um querido, que nunca se porta mal, mas para fazer um desenho tá quieto; para arrumar não é nada com ele; só quer correr e está sempre pronto para ver os desenhos animados que quase todos os dias leva para ver com os amigos na hora da sesta dos mais novos.

Andaram muito ocupadas estas crianças, nos fins-de-semana também não lhes demos parança, ele foi passeios, ele foi praia, bicicletas, corridas, montes e até patinagem (isso fica para outro post) e nesta primeira semana de férias abrandámos aí uns 50% do ritmo e estamos prestes a abrandar ainda mais assim que mergulharmos na celebração do Natal. Este foi um ano, mais um ano, de ritmo acelerado e creio que dificilmente andaremos noutro compasso que não este. Esta semana o blog fez 8 anos e desde o início que tem sido sempre um somatório de experiências fantásticas e tudo graças a estas duas criaturas que orbitam à nossa volta. É também muito bom continuar a escrever estas linhas, embora o cansaço se apodere de mim a maior parte dos dias e me impeça de contar o que vivemos com maior frequência. Para o próximo ano, adoraria escrever mais, vamos indo e vamos vendo. Há tanta coisa que preciso escrever e que gostava de saber da vossa opinião... Até ao próximo post, que certamente será em breve, desejo apenas a todas as minhas leitoras uma excelente época festiva e que o próximo ano seja bom e mais pacífico do que o ano de 2016.

sofia


Sem comentários: