30 de janeiro de 2017

Comidinhas da Mamãe II - Entrecosto assado



Entrecosto do Jamie Oliver - o nosso fica mesmo assim, modéstia à parte :D

Pára tudo quando os meus filhos ouvem a palavra "entrecosto" ou "costelinhas de roer" como eles dizem.
Num prisma totalmente oposto à bem comportada pescada cozida que anteriormente descrevi, temos então o entrecosto assado que os meus filhos adoram.
Fazemos este entrecosto de uma forma muito simples, com uma marinada de algumas horas de limão, alecrim, mostarda dijon e pouco mais. Num tabuleiro do forno (o esmaltado) espalhamos o entrecosto (inteiro) com legumes variados, batatas, cenouras, abóbora. Os legumes são cortados todos do mesmo tamanho para cozinharem mais uniformemente, temperamos tudo com sal, alecrim, pimenta e com azeite para ficar bem tostado.
Quando pomos o tabuleiro na mesa, cortamos o entrecosto e cada um tira os ossinhos que quer faz-se silêncio absoluto. Esta é das poucas refeições que os miúdos comem com as mãos, saboreiam cada pedacinho e repetem imenso, são uns Flintstones da era moderna. Muitas vezes também assamos espigas de milho juntamente com a carne que é algo que eles também adoram. Rematamos sempre este prato com uma rica salada fresca e muita fruta à sobremesa. A sopa se não houver também não dramatizo, não sou nada psicopata das sopas e acho que se comermos refeições ricas em fibras cozinhadas e cruas podemos bem deixar essa etapa para todos os outros dias...

Sem comentários: