1 de janeiro de 2017

De 31 para 1


No último dia de 2016 achámos que seria uma boa ideia subir a serra. Inicialmente o plano tinha como destino a Serra da Estrela mas uma amiga minha que lá estava disse que já só havia gelo e demasiada gente, então cortámos no Caramulo e tivemos direito a uma tarde maravilhosa de fim de ano. Mal chegámos fomos almoçar e comemos uma bela vitela de Lafões (fões fões fões - private joke); depois seguimos para o Caramulinho que não conhecíamos e ficámos maravilhados com a sorte que tivemos.



Esteve um dia ímpar na serra, muito sol, nem ponta de vento e quase ninguém que cruzasse o nosso caminho - perfeito! Mal estacionámos o carro os miúdos ficaram em êxtase com a "grande montanha" que íamos subir. Para a nossa sorte facilitaram a subida com muitos degraus em granito e uns corrimões que rapidamente nos puseram lá no alto. Ela foi sempre à frente, sempre despachadona a dizer-nos o que iríamos encontrar e quando chegou ao topo andou sempre a saltitar de um lado para o outro.

Lá em cima a vista não desiludiu, dava para alcançar a Serra da Estrela (com o cume branquinho) e também se via Aveiro. As eólicas todas paradas, não se ouvia vivalma tirando os badalos de um rebanho que andava lá por baixo com um pastor.






 Ainda estivemos no miradouro um grande bocado e pudemo-nos sentar e contemplar a vista e o sol que ía baixando a oeste; para o último dia do ano, este foi sem dúvida um local espetacular para pensar um pouco na vida.


Os miúdos gostaram imenso de subir esta montanha, embora o Vasco tivesse por vezes medo de subir ou descer sozinho, ao fim de algum tempo também já andava a acompanhar a irmã.


 Entretanto descemos e regressámos ao Caramulo e fomos visitar o Museu do Caramulo onde fomos agradavelmente surpreendidos. Nós já sabíamos que existia a coleção de carros e de arte mas efetivamente este museu é um pequeno oásis artístico nesta zona do país.


A coleção de arte é bastante abrangente e incide bastante nas manifestações e representações artísticas nacionais. Pudemos ver peças que recuavam ao período da ocupação Romana até ao séc. XX onde tivemos a felicidade de ver na mesma sala pinturas, esquissos e cerâmicas de Helena Vieira da Silva, Rodin, Chagal, Amadeo de Sousa Cardoso, Miró e Picasso e é sempre emocionante estar tão perto destas obras!!


Os miúdos adoram, interpretam as coisas à sua maneira e já começam a reconhecer alguns nomes bem comuns do seu dia-a-dia como por exemplo esta chávena da Vista Alegre ainda do período em que andavam em testes de fabrico!!


(Vieira da Silva, Amadeo de Sousa Cardoso, Picasso, Miró, Chagal... lindo!)

Depois da secção de arte seguiu-se a parte de automobilismo e colecionismo de brinquedos antigos, muito fixe também!



Depois do museu ainda fomos a Molelos comprar umas peças de barro negro. O barro não é negro mas o acabamento fica assim devido ao modo de cozedura que nós já conhecíamos e apreciamos bastante por ser muito característico. A noite de fim de ano passámos com os avós e hoje aproveitámos para fazer um almoço especial só nós os quatro em que já usámos os nossos barros pretos, simples e minimalistas.

Este post já vai longo, mas olha fica a sugestão de passeio muito simples mas que abrange várias áreas de conhecimento e divertimento!!
Um Excelente ano!!



Sem comentários: