6 de janeiro de 2017

Momentos de concentração total

Há umas semanas presenciei um facto curioso.
Estava uma menina no balneário do ballet a fazer os trabalhos de casa e uma série de outras crianças a fazer uma barulheira dos diabos ali mesmo ao lado. Confesso que tive uma certa pena da miúda estar ali "naquelas condições" a fazer os deveres, mas o facto é que ela parecia esta bastante focada na sua tarefa ignorando totalmente as colegas...
Fiquei a pensar naquilo e sobre a exigência que fazemos aos nossos filhos quando os matriculamos em várias atividades em simultâneo com a escola normal e que lhes sobra pouco tempo para sequer fazer os TPCs com sossego quanto mais brincar ou descontrair.
Curiosamente passados poucos dias este cenário repetiu-se connosco!! Eu nem quis acreditar no que os meus olhos viam quando num pequeno intervalo entre aulas no conservatório a minha filha fez os trabalhos de casa de matemática num abrir e fechar de olhos!! Os pontos de exclamação são poucos para exprimirem o meu pasmar, verdade!
Em casa, ou no nosso escritório passam-se verdadeiros dramas de faca e alguidar para que ela conclua um exercício quanto mais uma ficha inteira. Pois naquele dia, sentada na escada e rodeada de imensa gente que falava e passava a minha filha fez os deveres com uma descontração que me chocou. Fiquei então a saber que a minha filha também era uma "daquelas pobres crianças" que não têm sequer tempo de qualidade de estudo, coitadinha.
Pergunto-me então, se vale a pena ter a casa em silêncio e eliminar factores de distração quando na verdade o foco no dever pode concretizar-me até em ambientes caóticos?

Vivendo e aprendendo, essa é que é essa!


nota: a minha filha não teve notas brilhantes e continua a trazer recados de total abstração em sala de aula, mas de um modo geral é boa aluna tanto na escola, como no conservatório e no ballet. Fico verdadeiramente impressionada com esta capacidade de concretização que não é só dela, mas de todas as crianças que me são próximas e que levam este ritmo alucinante de vida durante a semana!

** este vosso blog no Facebook **

Sem comentários: