7 de março de 2017

o nosso mega-sábado-na-neve!

Este é um post com muitas fotografias!


Andámos a semana toda a dizer "vamos - não vamos - vamos - não vamos à neve" e quando deram alertas de "muita neve e muita chuva e muito vento" para sexta e sábado achámos que mais valia ficar por casa. O facto é que no sábado não havia chuva e quando espiámos a webcam da Torre da Serra da Estrela achámos que podíamos arriscar e lá fomos nós!

Já saímos tarde de casa, foi o tempo de enfiar roupas sobressalentes na mochila, fazer umas sandes e reunir mais uns snacks para enganar o estômago durante a viagem. Feitos malucos, saímos de casa já passava das 11:30 e chegámos à serra duas horas depois, certos de que fizemos uma excelente aposta.


De repente parecia que tínhamos chegado à Lua, tudo era branco, tudo era silêncio, a neve que caiu durante (toda?) a noite era fofa, muito espessa e o nevoeiro era imenso. Assim que vimos uma encosta com carros parados fizemos o mesmo, os miúdos já não aguentavam de tanta ansiedade e quando abrimos a porta do carro nem conseguimos pedir-lhes para esperarem por nós, eles já tinham ido!
Antes de chegar a este ponto parámos estrategicamente numa loja à beira da estrada para comprar um trenó. Depois voltámos a parar para comprar umas mega-sandes de queijo e presunto para o nosso almoço improvisado - Em Roma sê Romano!

Se eu disser que os miúdos enlouqueceram de alegria ainda estaria a ser branda no adjetivo, porque eles ficaram imparáveis. Pegaram no trenó e foi vê-los deslizar vezes sem conta colina abaixo. Testámos todas as combinações possíveis e foram todas divertidíssimas, naquela tarde todos fomos crianças e brincámos quase até à exaustão!




Como não somos frequentadores assíduos destes cenários, a última vez que fomos à neve foi há 4 anos!, não temos roupa adequada à prática deste tipo de atividade, no entanto com o que tínhamos em casa conseguimos tirar imenso proveito da situação. Luvas e gorros para proteger as extremidades, botas, calças impermeáveis para ele (que foram da irmã há 4 anos) e umas leggings interiores para maior conforto; leggins, collants e perneiras para ela, mais os kispos e roupas quentes extra para trocar as molhadas no fim da borga.



Eles fartaram-se de cair, perdi a conta dos tombos gigantescos que deram, das vezes que perderam a gorros e cachecóis pelo caminho, mas não foi isso que os parou!
O nevoeiro começou a ficar mais forte e depois daquele pico de adrenalina decidimos subir à Torre para almoçar. Surpresa das surpresas, a Torre ficava a meia dúzia de metros... pelo que parámos logo de seguida :D




Na torre estava bastante gente, muitos carros, autocarros mas era por assim dizer, um caos organizado. As pessoas chegavam, saíam, tudo ordeiramente e foi fácil estacionar e sacar das sandochas, os miúdos já estavam a precisar e foi o silêncio no carro :D


Entretanto o nevoeiro continuava bastante serrado mas de vez em quando parecia que o sol começava a espreitar, então decidimos ver como estavam as redondezas e quase não se via nada. A neve era imensa, verdadeiras paredes que os miúdos escalaram de imediato e depois desciam de seguida.




Fomos então para a encosta e fizemos o que toda a gente estava a fazer, descê-la! O pior era que poucos metros adiante já não se via nada e isso era impressionante e perigoso. Mas o vento de vez em quando soprava um bocadinho e no meio daquela neblina cerrada, de um momento para o outro, o céu descobriu e tivemos direito a uns 15 minutos fantásticos!



A paisagem de repente ficou outra, foi como uma revelação, parecia que tínhamos sido transportados para outro local tal era a diferença! Pudemos apreciar a extensão daquela descida e fomos descendo atras dos miúdos que íam a toda a velocidade por ali fora. Caíam e voltavam a sentar-se para deslizar. Quando já estavam bastante longe foram surpreendidos pela GNR na mota de neve e que prontamente lhes disse que não podiam estar ali tão longe dos pais. Ao vermos a polícia junto dos miúdos começámos logo a fazer sinal de que estavamos a vê-los e o guarda veio ter connosco. Contou-nos que naquela manhã já se tinham perdido duas crianças por causa do nevoeiro e que de um momento para o outro o tempo podia mudar. Os miúdos lá vieram para cima e todos nos aproximámos do topo, o facto é que já quase lá em cima o tempo fechou mesmo e foi muito súbito.







Entretanto e por causa do calçado e da roupa não serem grande coisa não pudemos demorar muito mais mas o facto é que até saímos em boa hora porque naquele momento estava a ficar muuuuita gente por ali e o tempo cada vez pior.
Uma das coisas que mais me chamou a atenção foi a quantidade de guardas que lá estavam, havia bastante segurança, as estradas estavam impecavelmente limpas e embora houvesse muitos autocarros e automóveis em momento algum houve dramas o que também contribuiu para uma tarde fantástica para toda a gente.


Voltámos para casa ainda a pensar na tarde fantástica que tínhamos acabado de passar e do quanto nos divertimos com os garotos. Acredito que este dia vá ficar durante muito tempo na memória deles e isso para nós é tudo!


Sem comentários: