3 de abril de 2017

Na semana da Leitura fui ler à escola

Durante a semana que passou, os miúdos tiveram na escola, iniciativas ligadas à literatura e para finalizar, os pais foram também convidados a ler um conto aos miúdos. Aceitei o desafio, assim como outra mãe, e lá fomos nós ler aos nossos miúdos.
Andei a semana toda a pensar no que poderia ler, escolhi alguns livros mas depois acabei por optar pelo mais simples e tradicional: um conto de Grimm.

Quando eu era da idade da minha filha, um certo dia, o meu pai foi só comigo às compras. Fomos a uma livraria e eu pude escolher alguns livros (com poucas ilustrações) para ler. Escolhi três, os quais ainda tenho. Um desses livros foi uma compilação de contos de Grimm que me recordo que escolhi pela capa (um eterno clássico - A book by it's cover), o interior era de texto denso e algumas ilustrações a carvão que na altura me causavam um certo medo. Recordo-me de ler várias histórias, bem como da minha mãe as ler e que na maior parte das vezes ficávamos mesmo com medo porque na sua maioria eram contos bastante sombrios (o mais assustador para mim era Hansel und Gretel).




(ilustrações de A Bela Adormecida e Hansel und Gretel)

Escolhi então um desses contos, não muito vulgar, para ler aos miúdos: O Pescador e a sua Mulher. Como o livro está em alemão, obviamente não o levei comigo, mas imprimi uma versão e adaptei-a para soar melhor. Ainda pensei em seleccionar um conjunto de imagens para passar no datashow mas por fim, apostei em ler apenas o grande texto.
A escolha deste conto foi baseada no facto de não ser um dos contos mais populares como o Capuchinho Vermelho ou o Gato das Botas, quis que fosse uma história clássica, dramática, "inédita" e que lhes passasse uma mensagem forte.

Comecei a ler e os miúdos ficaram pa-ra-li-sa-dos.

No fim via-se que estavam já revoltados com a mulher do pescador, refilavam e quando acabei a história fartaram-se de bater palmas e adoraram aquele momento. Eu fiquei maravilhada!! Claro que li tudo com muito ênfase, muita expressão e eles colados! Depois debatemos um pouco a história e passámos à mãe seguinte.

Confesso que apesar de imaginar que eles fossem gostar da história também tinha receio de a meio perder a atenção deles, mas julgo que o facto de não ter imagens associadas os focou imenso em mim e em todo o drama que é aquela história, um conto sobre a ganância e que eles interpretaram muitíssimo bem.

Recordo-me de quando eu era pequena ficar sempre muito impressionada com a ilustração do meu livro (ver acima), os olhos esbugalhados do peixe, a pequenez do pescador tudo isso estimulava muito a minha imaginação e foi sempre uma história que me ficou na memória. A par do conto do meu livro, coincidia que a minha melhor amiga da altura, tinha um disco de vinil com esse conto e que muitas tardes ouvíamos essa história no gira-discos (parece que estou a falar da pré-história!). A sonoplastia estava perfeita, com o som do mar cada vez mais alto e a chuva intensa; não me lembro de mais pormenores do que esse mas isto apenas para frisar que é impressionante os momentos que nos ficam marcados da nossa infância só à conta daquilo que lemos ou ouvimos...

Sem comentários: