11 de abril de 2017

Parque Biológico de Gaia - Check!



Um fim-de-semana destes fomos fazer um pequeno recado em Gaia e como os miúdos estavam por casa optámos por trazê-los e de seguida fomos passear! Como estávamos perto do Parque Biológico de Gaia e nunca lá tínhamos ido achámos que era a oportunidade que faltava e siga!
Mal chegámos o nosso mais novo ficou logo super excitado porque para nos receber estava um grande dinossauro que pelo tamanho quase podia jurar que era à escala 1:1, o passeio começou imediatamente bem. Como chegámos muito perto da hora de almoço demos apenas uma pequena volta e mesmo assim conseguimos ver uma série de animais que os miúdos adoraram, a lontra, o santuário das cegonhas acidentadas, cágados e aves tropicais confiscadas pelo contrabando (enfim...)
Como dizia, a hora do almoço estava perto então voltamos à recepção onde há um restaurante com esplanada e almoçámos logo por ali, mas caso quiséssemos também podíamos ter feito um piquenique porque há um parque de merendas logo ao lado.

Depois do almoço fomos então conhecer toda a extensão do parque, são 2.8km de mata, floresta e recintos com variados animais uns mais tímidos, outros muito dados às festinhas. Durante o passeio também visitámos algumas casas de lavradores totalmente recuperadas e que explicavam o processo da lavoura, da moagem de cereais (com moinho de rio!) bem como alguns dados sobre ecologia local.
Dentro do parque há também pavilhões com exposições sobre dinossauros (loucura novamente) e uma exposição permanente junto à entrada sobre a formação do nosso planeta que os miúdos adoraram! A exposição é muito simples, mas por algum motivo os meus filhos ficaram mesmo muito colados aos painéis explicativos e maquetes dos mares e secções de árvores :)

No fim do passeio os miúdos já estavam bastante cansados, não porque 2.8km seja uma extensão muito grande mas porque andámos sempre muito devagar, parando a toda a hora nos imensos observatórios. Para além dos animais que estão cercados tivemos a sorte incrível de avistar um esquilo vermelho e foi a nossa mais velha que o viu o que para ela foi uma conquista imensa. No início do percurso vimos um painel que informava que para além dos animais que estavam cativos, também poderíamos encontrar esquilos, chapins, ouriços, toupeiras mas infelizmente todos eles são muito tímidos e só mesmo estando em espaços mais restritos é que se conseguiriam ver. Ainda assim, os animais que estão "presos" têm boas áreas de circulação, algumas delas são mesmo extensas e cheias de esconderijos e houve algumas espécies muito tímidas que não conseguimos mesmo ver o que também é de salientar como positivo!

Já há muito tempo que pensávamos ir a este parque e de facto é uma excelente opção para passar um dia inteiro em família ou com as escolas. Há muito para ver, para aprender e até há atividades organizadas que devem ser muito giras de participar, é uma questão de estar atento...

Já agora:
crianças até aos 7 - Grátis
dos 7 aos 12 anos - 1€
adultos - 3€

Sem comentários: