21 de junho de 2017

Chegámos ao fim do ano letivo



Chegámos ao fim do ano letivo e eu sinto que acabámos agora mesmo de correr a maratona - exaustos.
A última semana ainda não acabou mas faz de conta que sim porque o que falta já são uns momentos de convívio, atividades lúdicas e pouco mais. Foi hoje a prova de aferição de matemática para os alunos do segundo ano e em simultâneo tivemos greve dos professores mas onde foi decretado o serviço mínimo. As provas fizeram-se e à tarde "gozemos" então da greve...
Comparar este ano com uma maratona para mim faz todo o sentido, aumentámos a fasquia da complicação introduzindo o conservatório na equação semanal e foi tudo muito intenso, mesmo! Na escola os programas curriculares à excepção de matemática são bastante razoáveis e não merecem grandes comentários, porém há uma discrepância enorme face à matemática. Não achei que o programa fosse complexo vendo matéria por matéria, porém, achei que foram demasiadas matérias, demasiados conceitos, uma correria para conseguir espremer tudo nas semanas de aulas. Ele foi tabuada, ele foi multiplicação de frações, perímetros, massas, volumes, sólidos, decomposição de números, problemas de dois e três passos, muita abstração e pouco tempo para consolidar, para conversar sobre a matéria. Abro o livro desta disciplina e dou de caras com um capítulo "Organização e Tratamento de Dados Estatísticos", oh valha-me deus há necessidade? Tabelas de frequência absoluta e relativa?! Juro que fiquei chocada. Mais uma vez repito, não é pela complexidade da matéria, que muitas vezes é exposta de forma simplista e até infantil demais, mas há necessidade de introduzir tantos conteúdos?
As crianças ainda não deram a divisão de números inteiros e já dividem segmentos de reta com frações, já multiplicam números utilizando frações. Fazem a contagem do dinheiro com números decimais e conversões de unidades métricas. ELES TÊM 7 OU 8 ANOS!!! HELLOOOOO?!?!
Cálculo combinatório!?!

Uma criança desta idade consegue evidentemente absorver toda esta informação, há alunos geniais na turma na minha filha que são autenticas barras em cálculo mental e assim haverá em centenas de escolas. Mas e os outros? Aqueles que não têm aquele empurrão em casa e não estou a falar de crianças com carências económicas, falo de todos aqueles cujos pais não podem ou não querem ou não conseguem ajudar por falta de conhecimento. Essas crianças são apanhadas neste terramoto de informação e nem sabem o que lhes acontece. A matemática carece de muita prática, muito treino, é como um jogo. O desafio de resolver um problema e o entusiasmo de o acertar fica totalmente para segundo plano porque NÃO HÁ TEMPO A PERDER. E isto é no mínimo de lamentar.

Eu vi a minha filha aprender conteúdos que eu dei no ciclo e no secundário! Pergunto: daqui a uns 3 anos vão aprender o quê? Cálculo integral? Álgebra Linear? De que lhes serve conhecer tantos conceitos se muitas vezes olham para eles e efetivamente não os percebem?

Isto ultrapassa-me e tenho mesmo de o partilhar.

Mas enfim, acabámos a maratona, deitámos os bofes para fora. Aprendemos a tocar violoncelo, passos de ballet, muitas coisas importantes na escola. Agora é tempo de relaxar, brincar, nadar, desligar um pouco a mente.
Por aqui continuaremos no nosso vagar.

Até já e parabéns a todos os alunos que concluíram mais um ano escolar, vocês são os maiores!

nota: caso tenham interesse fica o link para as provas de aferição http://provas.iave.pt/np4/home/

4 comentários:

mysupersweettwenty disse...

Isso é conteúdo de segundo ano? :o Estou chocada!

Natasha disse...

Que horror!! Não estou não ansiosa que o meu filhote comece a escola para o ano... :( Com essa descrição, nem sei se eu estou em condições de acompanhar o miúdo!

**SOFIA** disse...

pois não é propriamente de caras...
entretanto, disponibilizei o link para os enunciados das provas caso queiram dar uma olhadela :)

bjs

Simplesmente Ana disse...

Foi uma ano extremamente cansativo. Que venham as férias.