17 de junho de 2017

Serralves em Festa 2017

Este ano conseguimos finalmente regressar ao Serralves em Festa, a última vez que lá fomos já foi há 4 anos!! O dia esteve fantástico, um sol maravilhoso mas não muito calor, como fomos de manhã não havia propriamente uma multidão no parque e conseguimos desfrutar de tudo com muita calma. Para ajudar à festa, os avós do minho e as primas também foram e só terminámos o nosso dia ao fim da tarde depois de muito andar, conviver e brincar.

A primeira coisa que fizemos foi visitar a exposição do Miró, era o último fim-de-semana e quando entrámos nem havia fila, ao contrário do fim da tarde...
Os miúdos gostaram, as mais crescidas leram todas as legendas dos quadros e era giro vê-las tentar decifrar o título e encontrar o sujeito em cada obra. Os mais pequenos julgo que se identificaram bastante com esta estética :))




Depois daquele breve momento indoor, todo o resto do tempo foi passado no jardim sendo o prado um dos preferidos e onde assistimos a alguns concertos. É muito bom ver as crianças tão soltas e endiabradas e contagiadas pela música que se fazia ouvir. Na prática foi o nosso "primeiro festival" com as crianças e poder passar-lhes o nosso entusiasmo por este tipo de eventos é muito bom. Ainda há dias li um artigo (já não sei onde, é sempre a mesma coisa) onde se falava sobre esta questão: ir ou não ir com os filhos aos festivais, se os pais devem ser assim tão amigos e companheiros dos filhos. E o artigo era bastante assertivo tendo uma perspetiva que assentava mais na transmissão dos gostos dos pais do que na ideia de "controlar" os filhos sob o disfarce de uma amizade paternal despropositada. Criar nos filhos a memória de que fizemos coisas juntos é sempre positivo, transmitir aos filhos que gostamos de música, de pintura, de teatro, de montanhismo mesmo que isso não seja 100% do seu agrado acaba sempre por criar no futuro memórias que se tornarão gratificantes e construtivas. Claro que eu não tenho por objetivo ir a festivais com os meus filhos e com os amigos deles, cada coisa a seu tempo, mas acho importante que os meus filhos saibam que são ambientes que nós também frequentámos e que teríamos sempre prazer em partilhar com eles caso se proporcionasse. Quem diz festivais de música diz qualquer outra atividade...

A par da música também as atividades pedagógicas cativaram imenso os garotos, todos fizeram máscaras e adereços para o cabelo utilizando materiais do parque. Os monitores eram todos muito porreiros e foi sempre o cabo dos trabalhos arrancar os miúdos das tendas.




As primeiras junto às grades, a coisa promete!


Foi também no prado, neste grande relvado que nos deitámos todos a ouvir um concerto de trompetes e que eu apanhei o meu primeiro escaldão na cara desde há milhões de anos. Foi um erro básico, estava um vento bastante fresco e até forte, mas o sol estava totalmente aberto; aqui a vossa amiga deitou-se durante um bom bocado a passar pelas brasas e pinfas foi o que bastou para nessa noite ficar em modo paprika.


Entretanto estivemos numa zona onde os miúdos exploraram as árvores do parque, analisaram as folhas, frutos e até parasitas. Aprenderam a medir a altura das árvores e cada um com a sua lupa ali andaram quais cientistas a ver tudo.





É sempre bom regressar ao parque, está naturalmente muito bem cuidado e em todos os recantos há coisas bonitas para ver. Infelizmente ainda não foi desta vez que fomos ao Museu de Arte Contemporânea, mas lá chegaremos um dia destes!






3 comentários:

I* disse...

:*
E encontramo-nos por lá...

I* disse...

:*
E encontramo-nos por lá...

sof* disse...

pois foi e que bom que foi***